quarta-feira, 23 de maio de 2012

O País Cantando pela Seleção

Já começa a ser tradicional a entrada sobre hinos de apoio à Seleção Nacional em vésperas de Campeonatos de Seleções. Nestas semanas antes do Euro 2012, tal entrada tornou-se ainda mais pertinente do que nunca depois de Cristiano Ronaldo e Paulo Bento terem solicitado a criação de um cântico para a Equipa de Todos Nós.

Além de que já deu para ver que estas entradas são das que obtém maior audiência aqui no blogue.

Como já mencionei, nesta entrada e em anteriores, Cristiano Ronaldo manifestou o desejo de ouvir cânticos de apoio à Seleção, à semelhança do que acontece nos clubes. Paulo Bento chegou mesmo a desejar: "que no Euro 2012 o País cante pela Seleção e que os jogadores o sintam". Ora, músicas desse género sempre existiram, as duas entradas que já publiquei sobre esse tema (AQUI e AQUI) são prova disso. No entanto, depois destes apelos, surgiram muitos mais cânticos do que o habitual - como, de resto, era de esperar.

À medida que ia dando com os cânticos através das redes sociais ou do YouTube, publicava-os na página do Facebook, acompanhados do meu parecer. Foram vários, mas só gostei verdadeiramente de quatro deles - a esses, cheguei mesmo a escrever críticas razoavelmente detalhadas e a publicá-las na página do Facebook. Apresento aqui as quatro músicas que considero serem as melhores:

Dá-lhe Portugal



Como podem ouvir, é um cântico simples, consistindo em batida, coro de vozes masculinas, letra simples. Não difere muito dos típicos cânticos de futebol. Já li, inclusivamente, que foi adaptado de um cântico argentino. De qualquer forma, acho que ficou muito bom, com uma melodia incrivelmente cativante.



Portugal Vamos Lá



Destas quatro, esta é a faixa de que menos gosto, por ser a menos original. A letra é vulgar, fraquinha e os excertos de elatos de rádio., apesar de inovarem ao remeterem para o passado recente (leia-se: os play.-offs frenmte à Bosnia em novembro do ano passado), já se tornaram um grande cliché. No entanto, tem uma boa melodia, um ritmo alegre e dançante, transmite bem o espírito da Seleção.


Hino de Paulo Lima



Não conheço o nome desta faixa, para a  distinguir das outras, designei-a "Hino de Paulo Lima, em referência ao seu compositor. Esta é a minha preferida de todas as que surgiram a propósito do apelo de Cristiano Ronaldo e Paulo Bento. Tem a melhor qualidade musical, a interpretação por uma voz feminina está excelente, muito emotiva. O grande ponto forte da música é a sua letra, o facto de remeter para a História e a cultura portuguesas - não é inédito fazerem-se tais referências a propósito da Seleção mas, tanto quanto sei, nunca ninguém as incluiu num cântico de apoio antes disto.


Portugal is All In



Este é um hino patrocinado pela Adidas, que foi lançado na semana passada. Os seus pontos fracos são a qualidade musical - não gosto de dubstep nem de auto-tune, embora não fiquem muito mal nesta faixa - e o facto de levarmos a toda a hora com o slogan da Adidas. Os pontos fortes são o facto de incluírem múltiplas vozes, masculinas e femininas - refletindo o carácter pluralista e unificador da Equipa de Todos Nós - a originalidade da letra - nalguns aspetos, faz lembrar o Menos Ais - os comentários de Luís Freitas Loboe, sobretudo, o refrão - épico, emotivo, que fica preso na cabeça.

Este foi o único cântico para o qual criei uma montagem de vídeos, uma vez que todos os outros já tinham vídeos semelhantes.


Com grande pena minha, nenhuma destas faixas chegou às cinco finais do programa "Canta Portugal" o cântico oficial da Seleção (não que esperasse que Portugal Is All In fosse considerada nesta matéria). No entanto, entre as cinco candidatas finais, encontra-se "A Seleção de Todos Nós", dos Fonzie!

Portugal (A Selecção de Todos Nós)



Esta música surgiu há dois anos, nas vésperas do Mundial 2010. Cheguei a falar dela cá no blogue. Embora não a coloque no mesmo pacote que as outras músicas de que falei acima, esta é uma das minhas preferidas. A letra não traz nada de novo, mas a melodia é forte. Além disso, ajuda imenso o facto de ser uma música rock, o meu estilo musical preferido. Não estava à espera que entrasse nesta corrida para cântico oficial da Seleção, mas, já que chegou às cinco finais, espero que ganhe.


O cântico vencedor será determinado por votação telefónica. Podem ouvir as outras músicas concorrentes NESTE LINK. Lá estarão também os números através dos quais poderão votar na vossa preferida. Eu votei na dos Fonzie porque, para além do que já falei acima, não gostei de nenhuma das outras. Espero que eles ganhem. Conheceremos o vencedor dia 2 de Junho.

Mesmo que não ganhem os Fonzie, mesmo que o vencedor seja um cântico que odeie, isso não importará. O que importa é que Cristiano Ronaldo e Paulo Bento pediram que o País cantasse pela sua Seleção e é isso que o País está a fazer ao criar estes cânticos todos, uns melhores do que os outros. Estes, de que falei nesta entrada, são os meus preferidos. Outras pessoas terão outras playlists. Independentemente das faixas, da melhor ou pior qualidade das mesmas consoante os mais diversos critérios, o que importa é que Portugal está a cantar pela Equipa de Todos Nós. Espero que os jogadores estejam a senti-lo, como afirmou Paulo Bento, que isso realmente faça a diferença, como afirmou Cristiano Ronaldo. Que transportem consigo o espírito difundido pelos cânticos até à Polónia e à Ucrânia e que isso os ajude a atingir os objetivos pretendidos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...