terça-feira, 3 de junho de 2008

Música



No Domingo passado, à tarde, a Selecção Nacional foi recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República e, de seguida, dirigiu-se ao Aeroporto da Portela onde embarcou num avião fretado com destino a Genebra, Suíça. Milhares de portugueses armados até aos dentes com as cores nacionais foram ver os marmanjos quer à saída do hotel, em Oeiras, junto ao Palácio de Belém, na Segunda Circular, junto ao Aeroporto da Portela, junto ao Aeroporto em Genebra e à chegada em Neuchâtel.


Eu não estive lá, mas assisti à coisa pela televisão. Estive a ver o autocarro a ir de Oeiras a Belém e depois até à Portela (se não me engano, o condutor cometeu umas quantas infracções do género pisar traços contínuos e mudar de faixa sem usar o "pisca" mas enfim...), a cerimónia com o Presidente da República e o avião a descolar. Agora os marmanjos estão na Suíça, em Neuchâtel, a preparar o jogo com a Turquia no próximo Sábado.


Muita gente se tem queixado da falta de retribuição do afecto que os tugas tem demonstrado (e de forma bem clara) pela sua Selecção e eu concordo quase todos eles. Não gostei da afirmação do Mister que "estamos aqui para trabalhar, não para passear". Muito fria, muito antipática, um bocado ingrata. Então o homem apela ao pessoal para pôr bandeiras nas janelas, para apoiar a Selecção, e quando a gente faz exactamente como ele disse, acha que os jogadores não têm de o retribuir?!? É como todos dizem, ninguém está a pedir para passarem os dias do estágio na folia mas um sorriso, um aceno, um autógrafo ou outro, uma fotografia ou outra não fazem mal a ninguém. O que vale é que ontem lá se dignaram a acenar, a agradecer o apoio e o carinho todo que o pessoal demonstrou - também, com aquela festa toda, era preciso ser muito ingrato...


Mudando de assunto, aposto que, depois deste campeonato, ficarei a saber o nome de várias cidades da Suíça e da Áustria. Como fiquei a saber da existência de Marienfeld, Gelsenkirchen, Nuremberga, Colónia e Estugarda depois do Mundial 2006. Até agora só conheço Genebra, Neuchâtel e Viena, mas hei-de saber mais - é uma mais-valia para quando a minha irmã me pede para jogar ao STOP.


Hoje queria mesmo era falar de música. Música é outro dos meus vícios. Adoro música. Mas, como estava a dizer, queria era falar de músicas ligadas à Selecção.


Temos várias músicas ligadas à Selecção. Temos a eterna "Força" de Nelly Furtado, o hino do Euro 2004. É gira, traz sempre memórias do nosso Campeonato da Europa, mas, por outro lado, depois de a ouvirmos muitas vezes, cansa um bocado.


Depois temos o "Será demais pedir a Taça?" e o "Porque não pedir o Mundo?", o "Menos Ais" da Galp. Dessas eu gosto muito e ainda não "engoli" o facto de não terem composto uma para o Euro 2008.


Faço um pequeno aparte só para dizer que, este ano, a Galp ficou abaixo das minhas expectativas no que diz respeito ao Apoio à Selecção. Em 2004, tinha o "Menos Ais" e aquela colecção de medalhas com os jogadores. Em 2006, tinha o outro "Menos Ais", uma colecção parecida com a outra só que de ímanes, e ainda o célebre "Cordão Humano" virtual. Este ano limita-se a um mero "Empurrão ao Autocarro da Selecção", que não tem tanta graça como o "Cordão Humano", em que a gente ainda podia personalizar o nosso bonequinho e deixar uma mensagem. Não há "Menos Ais", não há colecção. Suponho que estejam demasiado ocupados com o preço dos combustíveis...


Em relação aos dois raps do "Menos Ais", eu gosto mais da melodia do primeiro, com o piano no fundo, mas a letra do escrito para o Mundial é muito melhor. Em todo o caso, são bastante parecidos em termos de conteúdo, sempre exigindo "muito mais/ainda mais" da Selecção. É realmente uma pena não haver nenhum alusivo ao Euro 2008.


Outro aparte só para agradecer ao membro do You Tube SantiBotero por me ter passado o "Será Demais Pedir a Taça" a meu pedido. Vejam o vídeo que ele fez para a música - está o máximo! http://www.youtube.com/watch?v=HAZly-M-ubM&feature=related


Depois temos uns hinos compostos pelas estações de televisão ou de rádio mas estes irritam-me solenemente pois enaltecem mais as cadeias do que propriamente a Selecção. Mas, como em tudo, há uma excepção: o Canal Panda! No outro dia, a minha irmã mostrou-me o vídeo com a música que se chama "O Sonho da Malta". Até achei graça. O refrão é assim:

"1, 2, 3, vamos à final!
O sonho da malta é que ganhe Portugal.
4, 5, 6, como nóis não há igual!
O sonho da malta é que ganhe Portugal."

O que complica um bocado a vida aos jogadores. Esta música só mostra que a fasquia que os putos colocaram está bem alta e, se forem todos como a minha irmã, se os marmanjos não chegarem à final, vamos ter birras atrás de birras...

Só um esclarecimento: eu não vejo Canal Panda. Só o Noddy.

Para além destas ainda temos umas quantas músicas tipo "pimba" que às vezes são tocadas nos talk-shows e emissões especiais alusivas à Selecção. Em relação a essas, nada a assinalar.


Por fim, aquelas do universo pop que não estão tão directamente ligadas à Selecção, mas que a gente as liga. Ao fim e ao cabo, existem inúmeras maneiras de encarar uma música, diferentes motivos para gostar de uma música, a Selecção pode perfeitamente ser um deles. Já vi vídeos, no You Tube e não só, sobre a Selecção com músicas de fundo como, por exemplo, a "Força" dos Da Weasel, "Velha Infância" dos Tribalistas, "Try" de Nelly Furtado, etc. Pessoalmente, para mim, as músicas que ligo à Selecção são "Sangue Oculto", dos GNR, o "Homem do Leme" dos Xutos e Pontapés, "Time of Your Life" dos Green Day, e quatro do Bryan Adams, o meu cantor favorito: "Heat of the Night" (vejam o meu vídeo), "Here I am", "On a Day Like Today" e "Star". Ligo-as à Selecção por diferentes motivos, se os explicasse todos nunca mais saía daqui. O que interessa é que, juntamente com os "Menos Ais", esta é a minha banda sonora da Selecção.


Imagino que vocês hão-de ter uma banda sonora diferente, mas esta é a minha. Vou ouvi-la imensas vezes durante este Campeonato. Deus queira que, depois deste Euro, quando a ouvir outra vez (e vocês ouvirem as vossas), me recorde de grandes momentos da Selecção, incluindo tornarmo-nos Campeões da Europa. Estamos todos a torcer por isso!

2 comentários:

Anónimo disse...

Porque não colocas o teu video na página especial de apoio à seleção de Portugal?
O site http://youtube.com/23diaspt

Anónimo disse...

Olá,

Estou a contactar desde o blogue da selecção nacional www.tudoportodos.com. Aquí, podes encontrar uma vasta informação relativa à equipa portuguesa e à sua participação no Euro 2008.

No blogue, temos o espaço Info Bloggers direccionado para adeptos como tu. Pessoas que gostam da selecção e que apreciam o futebol, dedicando parte do seu tempo a escrever sobre este assunto, de modo interessante.

O desafio que temos para te lançar é simples. Junta-te a nós através do Info Bloggers e ganha as nossas botas exclusivas. Para isso, tens apenas que escrever no teu blogue um post sobre a selecção e enviá-lo para nós. Depois, é só esperar que os nossos visitantes votem nele. E quem sabe se não és mesmo tu a levar o prémio para casa.

Não percas esta oportunidade. Visita o blogue para ficares a saber mais.



Melhores Cumprimentos,

Rita Andrade
(redactora do blogue)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...