segunda-feira, 12 de maio de 2008

Primeira entrada

Cá vamos nós outra vez! Hoje Luiz Felipe Scolari, o Seleccionador Nacional, anuncia os convocados que representarão Portugal no Campeonato Europeu de Futebol a realizar no próximo mês na Áustria e na Suíça. Por outras palavras, o Euro 2008 começa hoje.

Sim, eu sei que só começa oficialmente no dia 7 de Junho. Só que, para mim, é como se começasse hoje. A Liga Portuguesa já terminou, só faltam as finais das Taças, o estágio da Selecção começa daqui a uma semana. Daqui a uns tempos, tudo o que se relacione com clubes quase que irá "desaparecer" (exceptuando uma ou outra notícia relacionada com as transferências de técnicos ou jogadores) e a Selecção Nacional estará no centro das atenções. Nós começaremos a enfeitar as janelas com bandeiras, a organizar manifestações de apoio aos Portugas, a assistir aos treinos como se de jogos se tratassem, a ter emissões especiais por parte dos media em dias de jogo, a seguir a Selecção para tudo quanto é sítio, a sonhar com uma vitória na final. Em suma, este mês e meio, dois meses, vão ser dias diferentes, dias de festa, em que todo o país vibra com a Selecção. Como aconteceu no Euro 2004 e no Mundial 2006.

Lembram-se de um anúncio da Coca-Cola da altura do Mundial 2006? Aparentemente, um cientista tinha descoberto um vírus, altamente contagioso, que estava a infectar muitos portugueses, senão todos, de forma igual em ambos os sexos e todas as faixas etárias, deixando-os loucos pela Selecção. No meu caso, há muito que esta doença se tornou crónica. Durante a maior parte do tempo, o tal vírus mantém-se em estado de latência, despertando sempre que a Selecção joga. Os sintomas tornam-se mais agudos durante Campeonatos Internacionais como estes.

Por outras palavras, eu sou doida pela Selecção. Até à medula. Para mim, o futebol praticamente se circunscreve à Selecção. Não tenho clube. Ou melhor, o meu clube é a Selecção!

Este é um blog temporário, que estará disponível durante cerca de dois meses, até ao fim do Euro 2008. Vai ser uma espécie de diário do Euro. Aqui registarei o que se vai passando com a Selecção, os pensamentos e emoções relacionados. Para que, mais tarde, possa ler e voltar a recordar. E, quem sabe?, se tudo correr bem, posso usar estes registos para contar aos meus filhos e netos como é que foi sermos campeões da Europa pela primeira vez...

Mas não quero que contenha apenas impressões minhas. Gostava que os visitantes do blog fossem também deixando algumas impressões nos comentários. Conforme os assuntos, eu posso deixar perguntas do género: "Quem é que acham que jogou melhor no jogo de hoje?", "Que acham do facto de o Scolari ter trocado o jogador X pelo Y?", "Qual é a vossa aposta para o jogo de amanhã?", etc, etc.

Em relação a mim, eu tenho 18 anos e vocês conhecer-me-ão por BG.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...