terça-feira, 2 de março de 2010

Preparando o Mundial

Na próxima Quarta-feira, dia 3 de Março de 2010, a nossa Selecção defronta a sua congénere chinesa em jogo de caractér preparatório para o Mundial 2010, a realizar em Junho deste ano, na África do Sul. Os Convocados foram Sexta-feira, dia 26 de Fevereiro. Ei-los:

Atlético de Madrid: Simão Sabrosa e Tiago;
Chelsea FC: Hilário, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho;
Málaga CF: Duda;
Manchester United FC: Nani;
FC Porto: Bruno Alves, Raul Meireles, Rolando e Varela;
Real Madrid: Cristiano Ronaldo;
Sporting: Liedson e Pedro Mendes;
SC Braga: Eduardo;
Valência: Miguel;
Werder Bremen: Hugo Almeida.

Os destaques desta Convocatória são a Estreia de Varela (parece que ele anda a ter um bom desempenho nos jogos do FC Porto), os regressos de Cristiano Ronaldo, Pedro Mendes e Hugo Almeida depois de terem estado ausentes por lesão e o facto de não terem sido convocados nenhuns jogadores do Benfica. Não que me admire muito, pois o Benfica tem cada vez menos jogadores portugueses - o meu irmão até diz que o clube lisboeta é uma espécie de selecção da América do Sul. Carlos Queiroz Chamou ainda João Moutinho na Segunda-feira.

Esta é apenas a segunda vez que defrontamos a China. A primeira e última vez que jogámos contra eles foi na preparação para o Mundial 2002. Dessa vez ganhámos por 2-0 com golos de Nuno Gomes e do Pauleta, mas eu confesso que não me lembro de nada desse jogo. Foi há tanto tempo... Eu não sei muito sobre a Selecção Chinesa. Sei que não se qualificaram para o Campeonato do Mundo. Queiroz justifica a escolha deste adversário com o facto de jogar um futebol semelhante ao da Coreia do Norte, um dos nossos adversários da fase de grupos do Mundial. O Professor acrescentou ainda que que este encontro representa a "última oportunidade que nós temos de contactar com os nossos jogadores antes da Convocatória final. O jogo realiza-se na próxima Quarta-feira, como já foi referido, no Estádio Cidade de Coimbra, às 20h45.

Entretanto foram divulgadas as datas e os adversários de outros jogos de preparação para o Mundial 2010. Estes realizar-se-ão durante os estágio de preparação. Assim, teremos um jogo contra o Cabo Verde no dia 24 de Maio (Segunda-feira), um jogo contra os Camarões no dia 1 de Junho (Terça-feira) e finalmente um jogo contra Moçambique no dia 8 (Terça-feira - uma semana antes da nossa estreia no Mundial frente à Costa do Marfim). Os dois primeiros encontros disputar-se-ão no Estádio da Covilhã, mas o último jogar-se-à em Joanesburgo. Eu suponho que estes jogos terão o objectivo de familiarizar os marmanjos com o estilo de futebol africano com o qual lidarão no jogo frente à Costa do Marfim. Fazem bem. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, o Treinador sabe o que faz. Eu não me lembro da última vez que jogámos contra uma equipa africana - julgo que foi no Mundial 2006, frente à Angola. Agora que penso nisso, vamos estrear-nos em Campeonatos do Mundo com uma equipa africana pela segunda vez consecutiva. Eu não sei quase nada sobre estas equipas que vamos enfrentar. Segundo o Hugo Almeida, os Camarões são uma das melhores selecções africanas (estão no Grupo E do Mundial 2010, juntamente com a Holanda, a Dinamarca e o Japão). Eu só me lembro muito vagamente de um jogo que ocorreu há vários anos, para aí em 2003, entre a nossa Selecção sub-17 ou sub19, em que nós estávamos a ganhar aos Camarões por 5-0, mas eles conseguiram empatar... Só espero que tal não aconteça agora.

Neste particular frente à China os marmanjos devem estrear o novo equipamento. Como já devem ter visto na fotografia, o equipamento principal será composto por uma camisola vermelha com faixa horizontal verde e calções brancos. O alternativo, como podem ver nesta fotografia, terá uma camisola branca com duas faixas verticais ao centro, uma verde e outra vermelha, e calções verdes. Eu gostei do equipamento, mas preferia que os calções do equipamento principal não fossem brancos. Na minha opinião, o branco e o vermelho não combinam assim tão bem. Acho que ficava bem melhor se os calções fossem verdes, até porque combinaria com a faixa verde da camisola. Mas enfim, quem desenhou o equipamento (a Fátima Lopes?) com certeza percebe muito mais do assunto do que eu.

Eu "roubei" estas fotografias ao blogue Apoia Portugal! Este é um blogue que foi inaugurado em Dezembro, no dia do sorteio dos grupos do Mundial, que tem o mesmo objectivo do meu blogue: apelar ao apoio à nossa Selecção. Contudo, é um pouco diferente deste. Tem um caracter mais informativo, mais de transmitir as notícias realcionadas com a Selecção. O meu é mais um espaço de opinião. De qualquer forma, tenho seguido o blogue e tenho de reconhecer que o autor tem estado a fazer um excelente trabalho. E fiquei satisfeita por encontrar mais um blogue de apoio à Selecção. Quantos mais a apoiarem, melhor. Todo o apoio que pudermos dar à Selecção conta. E para concluir esta entrada, repito a mensagem que ele tem transmitido no ApoiaPortugal! e eu também tenho tentado transmitir aqui: não deixem de apoiar a nossa Selecção!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...