quarta-feira, 14 de maio de 2008

Cobertura Televisiva


Não gostei nada de saber que, neste Campeonato Europeu, é a TVI a transmitir os jogos no nosso país (juntamente com a SPORT TV). Eu há já algum tempo que não gosto nada daquele canal de televisão, por vários motivos.


A principal razão é porque me irrita solenemente que aquela gente passe a vida a gabar-se: "Ah e tal, nós somos a televisão mais popular do país", "Ah e tal, assistiram 3 milhões de pessoas à novela X e 2,5 milhões à novela Y". Eu odeio convencidos. Repetem há anos esta cantilena que sempre me enjoou.


Além disso, na minha opinião, a TVI é mais uma televisão de novelas e reality shows do que uma televisão de futebol. E de novelas sem grande interesse, na minha opinião. Segundo o que diz a minha avó, os actores são sempre os mesmos, só muda quanto entra um "Ex-Moranguito", os enredos são quase iguais, metem quase sempre uma mulher que seduz homens ricos, amores "impossíveis" cheios de obstáculos, etc, etc. Com os Morangos passa-se mais ou menos a mesma coisa. Em todas as séries há sempre um galã que se "apaixona pela primeira vez" sempre pela primeira miúda que o manda dar uma curva (quando a ouvimos dizer algo do género "Daquele tipo só quero é distância", já se sabe que daí a uns quantos episódios, mais coisa menos coisa, vê-mo-la na marmelada com ele), namoradas entrando na sala no exacto momento em que a outra beija o namorado, papás viciados em trabalho que nunca dão atenção aos meninos e que acabam divorciados, "rebeldes-de-trazer-por-casa" que se metem com alunos mais novos e são malcriados com os "stôres", o típico "stôr" tirano e antiquado (já contei três), a banda que se forma e que salta sempre logo para o estrelato, vá-se lá saber porquê, etc, etc.


Sinceramente, não percebo como é que o pessoal ainda se interessa por estas coisas. Ou gostam de ouvir a mesma letra com uma melodia diferente ou não têm mais nada que fazer. Eu também só vejo porque os meus irmãos insistem em ver aquilo à hora do jantar (ainda são novos, não percebem destas coisas) e, de resto, como na televisão da cozinha não temos TVCabo, a alternativa também não é muito melhor. A novela da SIC não nos atrai. Ainda gostava de "O Preço Certo" com o Jorge Gabriel mas o Fernando Mendes irrita-me. O que vale é que a minha irmã ainda pede para ver o Noddy, isto já perto da hora do telejornal, que sempre é o mal menor.


Para terminar, resta só dizer que não vou com a cara da Manuela Moura Guedes, do Manuel Luís Goucha, da Júlia Pinheiro, do Miguel Sousa Tavares e outra gente que tal.


Como eu estava a dizer, não gosto da ideia de ver a Selecção Nacional no mesmo saco onde estão estes programas. Não deve ter lá muita graça estar a ver um jogo ao mesmo tempo que no rodapé passam informações sobre os episódios das novelas. Ou pior, se eles se põem a fazer campanha de apoio à Selecção com os Morangos. Já foi suficientemente ridículo terem posto a Floribella de cachecol verde e vermelho durante o Mundial 2006.


Além disso, acho um bocado hipócrita só se terem "lembrado" da Selecção Nacional agora que o Euro 2008 está à porta. A RTP está sempre atrás da Selecção, transmitiu todos os jogos do apuramento, fez várias emissões especiais, mesmo durante o Mundial sem o direito de transmitir os jogos, tinha aquele programa diário, o "Alemanha 2006", salvo erro, e enquanto isso, as outras duas televisões "esqueceram-se" da Selecção durante o apuramento. Se a TVI quisesse transmitir o apuramento ganhava os direitos de cobertura quase de certeza com o lucro das (supostas) "audiências elevadas". É puro marketing.


Eu admito que este meu "embirranço" me tornou um bocado tendenciosa e praticamente se transformou em preconceito. Foi por a TVI ter os direitos de transmissão e ter feito quase toda a campanha para "As Sete Maravilhas do Mundo" que eu quase ignorei o evento. Só espero que não aconteça o mesmo com o Europeu.


Também não concordo nada com o facto de termos um único canal de sinal aberto a transmitir os jogos do Euro, ainda por cima quando o outro canal é da TVCabo e pago à parte. E, provavelmente, vai-se fazer como no Mundial e proibir os cafés e restaurantes de ligarem a SPORT TV para os clientes verem. Eu vou ter a SPORT TV pelo menos durante o mês de Junho mas outros, coitados. E depois queixem-se que o nosso país é dos países participantes o que teve menos gente a ver os jogos pela televisão, como aconteceu no Mundial...


Eu estou para aqui a dizer estas coisas mas no fundo, no fundo, nada disto interessa realmente. Não importa que o canal deixe muito a desejar, o que interessa é que ajudem a criar uma onda de apoio à Selecção Nacional, como as do Euro 2004 e do Mundial 2006. Mesmo que tenham outras intenções, mesmo que, para o fazerem, usem como símbolo um morango verde e vermelho ou outra foleirada qualquer, interessa é porem os tugas a gritar "POR-TU-GAL! POR-TU-GAL!". O resto não passa de conversa fiada.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...