sexta-feira, 16 de maio de 2008

Eurosondagem - "O envolvimento dos portugueses com a Selecção"


Na passada Quarta-feira, no início da Conferência de Imprensa a propósito da iniciativa Seja Sócio da Selecção da Federação Portuguesa de Futebol e do BES realizada na sede da FPF, foi apresentada uma sondagem realizada por Rui Oliveira Costa intitulada "O envolvimento dos portugueses com a Selecção". Os resultados completos estão neste site - http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/Comunicados/DIVERSOS/Apresentação_Seleccao%20versãoFPF.pdf - e basicamente só vieram confirmar o que já todos sabemos: que os portugueses adoram a sua Selecção.

A primeira questão é a seguinte: "Acompanha os jogos da Selecção Nacional de Futebol". Só 8,6% afirmaram não terem interesse na Selecção (também inclui os que não responderam), o resto, 91,4% respondeu que acompanha com interesse (36,9%) ou com muito interesse (54,5%). O que não é nada mau.
O estudo também revelou que as mulheres estão cada vez mais interessadas na Selecção. 40,8% dos "interessados" na Selecção são do sexo feminino. E 49,5% dos "muito interessados" também. Portanto, temos um número aproximadamente igual de homens e mulheres apoiando a turma de Scolari. Assim é que é, meninas!

Também ficou provado que os jovens são quem mais apoia Portugal, mas isso não admira. Não surpreendeu também o facto de as percentagens de interessados serem mais ou menos uniformes em todas as regiões do país.

Metade de nós, habitualmente vê todos os jogos da Selecção (49,6%), enquanto 38,8% de nós vêem "alguns". Também não é de estranhar, já que só há jogos mais ou menos uma vez por mês e são sempre transmitidos em canal aberto, ou seja, é relativamente fácil de acompanhar. Eu não perco um, dentro das minhas possibilidades.

A pergunta seguinte relacionava-se com a importância da Selecção em relação aos clubes. Os resultados também me agradaram. 41,1% dos inquiridos respondeu que a Selecção tem primazia, enquanto que 30,8% afirmaram que o respectivo clube e a Selecção estão empatados. Para mim, que nem sequer tenho clube definido, a Selecção é claramente a mais importante. Ainda no mesmo tema, 58,7% de nós afirmam que preferiam que a Selecção ganhasse o Euro 2008 do que o respectivo clube ganhasse a Liga dos Campeões, contra 29,8%. Eu preferia que os primeiros fossem mais abundantes mas, enfim, um clube português nas competições europeias também está a representar Portugal.

Em relação à ligação afectiva à Selecção, cerca de três quartos dos inquiridos afirmam que esta é, pelo menos, "grande" (73,7%). 39% afirma mesmo que a ligação à Selecção é "muito grande". Vejam lá se adivinham o que eu votaria...

De seguida, perguntou-se que se fosse criado uma espécie de "Estatuto de Sócio/Apoiante da Selecção", como aquela que foi efectivamente criada, o que é que a gente fazia. 54,7 % gostariam de aderir e 33,3% iriam pensar no assunto. Eu, se tivesse participado na sondagem, estaria incluida nos 33,3. Foi assim que reagi à tal iniciativa "Seja Sócio da Selecção". Eu sei que é sem custos, mas mesmo assim, não sei se valeria muito a pena. Neste momento estou a estudar, raramente tenho oportunidade para ir assistir a um jogo, muito menos se é longe de casa, não valeria a pena estar a roubar o lugar a alguém com mais disponibilidade do que eu. Talvez daqui a uns anos...

E, apesar de ter pena de não poder assistir a mais jogos, acredito naquela máxima da música do "Menos Ais" do Mundial: Sem esquecer que, nas grandes emoções, quando grita um português gritam logo 15 milhões".

Por outro lado, 58,3%, quando inquiridos sobre quanto estariam dispostos a pagar para serem sócios, afirmam que só sderem se for grátis. 27,5% aceitam pagar até 10 euros. Eu concordo. Realmente não vale a pena pagar muito, com um ou dois jogos por mês (na melhor das hipóteses). 38,1% afirmaram ainda que o principal benefício de ser sócio são bilhetes mais baratos e 21,5% responderam "Sorteio de viagens para acompanhar a Selecção". Esta foi a última questão colocada.

Enfim, basicamente nada desta sondagem me surpreendeu por aí além. Toda a gente sabe que nós estamos sempre com a Selecção. É por isso que nós ficamos mais felizes durante Campeonatos Internacionais de Selecções, como o Euro 2008.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...