sexta-feira, 6 de junho de 2008

Antes da nossa estreia no Euro 2008

É amanhã. É amanhã que começa o Euro 2008, e é amanhã que jogamos contra a Turquia. Depois de tanto tempo à espera deste dia, confesso que sinto um ligeiro formigueiro no estômago.

Sei que tivémos alguma sorte no sorteio dos grupos. É claro que este não é um grupo fácil, mas imaginem como seria se nos tivesse calhado o grupo da França, da Itália e da Holanda!?! Não invejo nada a selecção da Roménia... A Turquia a mim não me diz muito, excepto que, em 2002, ficou em terceiro lugar no Mundial. A Suíça, ainda menos. A que me assusta mais é mesmo a República Checa - lembro-me que estava a fazer uma óptima prestação no Euro 2004 até ser derrotada pela Grécia com um golo no derradeiro minuto do prolongamento, salvo erro.

Lembro de ver num jogo do Mundial 2006, julgo que da Arábia Saudita, os jogadores, que deviam ser islâmicos, festejarem um golo ajoelhando-se voltados para Meca. Achei bastante interessante. Nós temos os marmanjos a rezarem um "Pai-Nosso" ou uma "Avé-Maria" antes de cada jogo, benzendo-se antes de entrar em campo, e a festejar golos e vitórias apontando para o Céu, gritando "Estou aí!", um Mister com uma imagem da Nossa Senhora do Caravaggio e outras selecções têm outras crenças e outros rituais. Pergunto-me que, se os turcos marcarem (bato três vezes na madeira), se vão festejar de forma sememlhante. Espero que sim, dá mais interesse ao jogo. É claro que nessa altura devo estar mais ocupada a dizer palavrões do que a reparar no modo de festejar dos atletas.

Aparentemente, todos os jogadores estão aptos para o jogo (apesar de se ter anunciado que o Deco vai ser poupado durante este Campeonato), todos estão cientes da importância de uma vitória amanhã frente à Turquia, e todos darão o seu melhor. Espero bem que o façam! Enfim, vamos ver no que dá.

Como de costume nestes dias, têm havido várias críticas em relação ao "fanatismo" em torno da Selecção Nacional, quando o país está em crise, o preço da gasolina não pára de aumentar, temos a greve dos pescadores a tirar o peixe da mesa do jantar, etc, etc. Enfim, dizia-se basicamente o mesmo durante o Euro 2004 e o Mundial 2006 por gente que se considera "intelectualmente superior" ao resto dos mortais que seguem a Selecção para todo o lado. Muitos deles até têm razão. A Selecção Nacional não resolve a crise, não aumenta o emprego, nem os salários, não baixa o preço à gasolina, nem nada. E, se a gente pensar bem no assunto, nada disto faz muito sentido, é verdade.

No entanto, acho que há uma boa dose de exagero nessas críticas. Afinal de contas, esta euforia só dura mês e meio, dois meses no máximo, e só acontece de dois em dois anos. Pode não resolver os nossos problemas, mas ao menos serve de escape, dá-nos um pouco de alegria e optimismo à nossa vida que, durante o resto do tempo, não presta para nada.

Além disso, o "fanatismo" ligado à Selecção é um fanatismo relativamente pacífico, pouco agressivo, que une um país inteiro em torno de uma única equipa - é bem diferente do fanatismo ligado aos clubes que, na minha opinião, é muito pior. O "Clubismo" divide o país em vez de o unir. Temos "batatadas" entre adeptos de clubes diferentes e vários tipos de vandalismo, sobretudo em dias de "Dérbi" ou "Clássico", às vezes entre jogadores e equipa técnica e adeptos - os exemplos abundam - em manifestações de grande mau perder e de falta de desportivismo. Temos ainda às guerras entre os dirigentes, mais finas e subtis, as célebres "trocas de palavras ou acusações" mas que não são muito melhores que a "porrada" entre adeptos. Conheço até um caso de um tipo que assassinou um amigo por causa de uma divergência futebolística, há uns anos atrás - acontecimento que ainda hoje me horroriza e envergonha profundamente.

Foi por causa deste fanatismo que eu me afastei dos clubes de futebol. Sou de opinião que o futebol deve unir - não dividir - as pessoas. O "Clubismo" tem estes defeitos todos, vigora todo o ano mas, se for preciso, é menos criticado que o "Seleccionalismo". Ao menos nós manisfestamos toda a nossa devoção à Selecção sem criarmos inimizades estúpidas com adeptos de outras selecções. Pelo menos, até agora não temos tido muitos problemas...

Aproveito, já agora, para fazer um apelo aos adeptos que estiverem na Suíça e na Áustria para apoiarem a nossa Selecção: mostrem todo o vosso apoio aos marmanjos mas respeitem os nossos adversários, evitem ao máximo ofendê-los a eles ou às respectivas selecções, convivam com eles em clima amigável, não se metam em "batatadas", que isso só mancha a nossa imagem e estraga a festa do Europeu. O futebol serve para unir, não para dividir.

Entretanto, o FC Porto foi suspenso das competições europeias por uma época por causa do escândalo de corrupção do "Apito Final". Pinto da Costa já disse que vai recorrer da decisão, que não aceita que o Porto seja afastado da Liga dos Campeões. Os Benfiquistas, esses, esfregam as mãos de contentes, fazem figas para que o recurso falhe para assim poderem ir à Champions apesar de terem terminado uma época para esquecer no quarto lugar da Liga.

Apesar de ser extremamente negativo para o FC Porto e para o país em termos futebolísticos, na minha opinião, o Porto está só a colher o que semeou, não se pode queixar. Ninguém lhes mandou irem tentar manipular resultados. Acredito que quem faz sabotagem deste género, quem compra árbitros, quem copia nos exames, quem pratica fraude eleitoral, é gente de fraca personalidade, um bando de falhados que não conseguem ter sucesso jogando de forma legal. O Porto não precisava de fazer isto! Isto tudo aconteceu, salvo erro, durante a época de 2003/2004, no tempo do Mourinho. Com um treinador daqueles, eles podiam ganhar de forma limpa, não precisavam de manipular árbitros. E mesmo que equipa e treinador não prestassem, eu não desceria tão baixo. Preferia ficar no fundo da tabela sabendo que a equipa se esforçou ao máximo, do que estar no topo à custa de massa, docinhos, café com leite, frutinha e jantares. Se eu fosse aos jogadores e à equipa técnica, veria isto como um insulto e pediria de imediato a demissão. Se eu fosse adepta do Porto, morreria de vergonha.

No meio disto tudo, são os jogadores e os técnicos que mais sofrem com isto tudo. Esforçaram-se tanto para chegar ao primeiro lugar e garantir um lugar na Liga dos Campeões e agora, por causa do seu presidente, vão ver a Champions pela televisão, enquanto uma equipa que não merecia, tem oportunidade de entrar no campeonato. É mais por causa dos jogadores e equipa técnica, que não merecem nada disto, que eu torço pela anulação da sentença. Agora o Pinto da Costa, ou quem quer que tenha sido o responsável pela tentativa de corrupção ou mesmo a corrupção, é que merecia ser punido, e bem!

Por outro lado, vendo isto numa prespectiva mais humorada, isto tudo até pode dar sorte. Se a Itália foi campeã no ano em que na Liga Italiana vieram a público casos de corrupção desportiva, pode ser que o mesmo aconteça connosco este ano...

A um dia da nossa estreia no Europeu, vou fazer aqui uma promessa: se formos campeões torno-me sócia da Selecção e não como doces (isto inclui chocolates, bolos, pastilhas elásticas, gelados, bolachas tipo "Oreo" e afins) durante um mês. Sei que este último não parece ser um sacrifício por aí além mas garanto-vos que é. Eu, que como um chocolate quase todos os dias, vou sofrer para cumprir a promessa. Mas a balança agradece.

P.S. Em relação à sugestão deixada nos comentários, eu até punha o vídeo na tal página, só que o vídeo está marcado com o "third party content" por ter usado uma música do Bryan Adams. No site não aceitam vídeos com o "third party content". Mas obrigada, em todo o caso!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...