sexta-feira, 14 de maio de 2010

Primeiro dia de estágio

Hoje, os marmanjos começam a concentrar-se na Covilhã com vista à preparação do Campeonato do Mundo. Parece que hoje só chegam sete jogadores - Nani, Daniel Fernandes, Fábio Coentrão, Eduardo, Pedro Mendes, Miguel Veloso e Liedson - visto que os outros têm ainda compromissos com os respectivos clubes, entre os quais se inclui a final da Taça de Portugal, entre o Futebol Clube do Porto e o Desportivo das Aves, a realizar-se, se não me engano, no próximo Domingo.

Parece que a Federação escolheu a cidade da Covilhã como palco do Estágio de Preparação do Mundial porque iremos jogar em altitude, na África do Sul. Os marmanjos irão, por isso, pernoitar no hotel com maior altitude de Portugal. Penso que o objectivo é fazer com que aqueles vinte e quatro organismos se habituem ao ar rarefeito característico das altitudes elevadas. Para compensar o teor em oxigénio mais baixo do que o habitual ao nível médio das águas do mar, os rins produzem eritropoetina, um composto que vai estimular a síntese de glóbulos vermelhos - para aqueles que não sabem, são as células que transportam o oxigénio pelo sangue. E como os glóbulos vermelhos têm um tempo de vida médio de quartro meses, estes "aguentam" até ao Mundial. Por outro lado, se eles vierem jogar a baixa altitude, como têm maior número de glóbulos vermelhos, maior quantidade de oxigénio será fornecida às células, logo, maior quantidade de energia será produzida. É por isso que a eritropoetina artificial é conseiderada um composto dopante. Curiosamente, pelo que me contaram, treinar em elevada altitude de modo a estimular a produção de eritropoetina não é considerado doping.

Esta tarde, mais precisamente às quatro, Carlos Queiroz dará uma Conferência de Imprensa. Toda a gente espera que ele explique as Escolhas que divulgou na passada Segunda-feira, mas eu duvido. Naquela entrevista a A Bola, sobre a qual falei no outro dia, quando confrontado com a opção que tomara por um jogador qualquer, já não me lembro qual, em detrimento de outro, ele respondeu que, obviamente, fora por considerar que o primeiro era melhor ou estava melhor do que o segundo. Um pouco mais à frente, afirmou que tinha o direito de não explicar as suas opções. Aposto o que quiserem que ele, hoje à tarde, vai voltar a invocar esse direito.

De resto, não estou a ver qual é a vantagem de questionar insistentemente as opções do Seleccionador. Ele não vai chamar o jogador X nem mandar embora o jogador Y, só porque um comentador desportivo considera que o X merece ser Convocado e o Y não! É claro que umas declarações polémicas dão sempre jeito à Comunicação Social...

Depois da Conferência de Imprensa, às cinco da tarde, haverá treino aberto ao público. Os ingressos estão já esgotados. Quer-me parecer que se vai repetir a festa que os anteriores estágios para Campeonatos Internacionais como este foram. E repito o apelo que já tinha feito aquando da preparação para o Euro 2008: aproveitem ao máximo estas semanas em que têm a Selecção ao pé deles, para que estes fiquem ainda mais motivados para fazer um Mundial que fique para a História!

NOTA: a fotografia que utilizei é antiga. Não encontrei nenhuma que mostrasse os jogadores a chegarem à Covilhã...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...